myfreecopyright.com registered & protected

quarta-feira, 6 de março de 2013

Um Porto Seguro (Nicholas Sparks)

, , , 0









Livro: Porto Seguro 
Autor: Nicholas Sparks
Nº de páginas: 414
Editora: Novo Conceito
Série/Saga: -
Nota: 3,5/5











Nicholas Sparks é um autor que tive uma experiência de altos e baixos. Minha primeira leitura foi positiva, com o livro Um Homem de Sorte, um tempo depois tive uma experiência menos satisfatória, com “A Escolha”.

Devido a estas condições iniciei a leitura de “Um Porto Seguro” sem saber muito bem o que esperar. Mas devo dizer que foi uma leitura muito agradável.

Nessa obra Nicholas nos apresenta Katie, uma mulher próxima aos trinta anos que se refugia em uma pequena cidade no sul dos Estados Unidos, Southport. Katie é uma mulher bela, mas muito discreta, trabalha em um bar na cidade, e mora em uma casa simples em uma região mais isolada da cidade.

Devido a ser uma cidade pequena, logo surgem alguns questionamentos sobre a história de Katie, contudo a postura de afastamento adotada pela forasteira não abre espeço para muita especulação.

O afastamento de Katie permite que ela se relacione com poucas pessoas na cidade, entre elas sua vizinha, Jo, uma amiga sincera, e com Alex, um viúvo e dono da mercearia local.

Apesar das tentativas de aproximação Katie não se sente segura em qualquer lugar que tenha passado, ela convive com o espectro de um passado que não hesita em assombrá-la e no qual ela sempre teme que consiga tirá-la da situação de “conforto”.

Aos poucos a resistente forasteira se vê cada vez mais ligada com Alex e seus filhos, em especial, a filha do viúvo. Katie também desperta a atenção de Alex aos poucos ele tenta quebrar a barreira que se formou em torno dela.

Nicholas Sparks mantém a estrutura geral de seus romances, um relacionamento que começa a se conformar logo de início, e segue por todo o livro até o derradeiro final trágico. Contudo, nesse livro o autor trata de um assunto mais complexo, e o faz de forma bem competente, conhecer o passado de Katie é fazer uma viagem por uma realidade perigosa.

Os personagens são poucos, destaque para Katie que tem uma enorme força para sustentar todo o terror que ela havia deixado para trás, mas que ameaça ressurgir a qualquer momento. Jo é uma amiga que embora não esteja presente em todos os momentos aparece sempre se faz necessária. Misteriosa e com uma vida atribulada ela é  uma ótima confidente para Katie. Alex é o viúvo que ainda não conseguiu superar a perda da esposa e vive para os filhos, mas que aos poucos vê essa situação seguir um rumo diferente. 

A alternância dos narradores a cada capítulo,  apoiado por uma boa narrativa, são fatores fazem com que a leitura fique mais interessante.   

Uma história bem contada, bons personagens e a abordagem de um tema complexo e atual fazem de “Um Porto Seguro” uma boa leitura. 




Stay Connected With Free Updates
Subscribe via Email
You Might Also Like