myfreecopyright.com registered & protected

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Não Brinque com Fogo (John Verdon)

, , , , 0








Autor: John Verdon
Nº de páginas: 400
Editora: Arqueiro
Série/Saga: Dave Gurney 3
Nota: 4,5/5










“Não acorde o diabo”
Tenho que começar por dizer que John Verdon é um dos meus autores policiais preferido. Gosto do trabalho que o autor executou em Eu Sei o que você estápensando e Feche Bem os Olhos, ambos da série do detetive Dave Gurney. Não Brinque com fogo é a terceiro caso do detetive.

Dave Gurney é requisitado para ajudar uma velha amiga. Sua filha, Kim, está desenvolvendo um projeto sobre casos de assassinato não solucionados, intitulado os Os órfãos do assassinato. A tarefa de Gurney é assessorar a jovem com questões técnicas acerca de crimes e coisas afins. Importante também é o fato de que o trabalho foi selecionado para ser apresentado em um canal de televisão sensacionalista de sucesso.

Mas não é somente isso. Coisas estranhas têm acontecido na casa de Kim, ponto para o qual Gurney também foi direcionado. Objetos são trocados de lugar, facas desaparecem misteriosamente e depois ressurgem em locais improváveis. Ao que tudo indica as ocorrências são fruto de um relacionamento recém encerrado e um ex-namorado instável.

Gurney então decide ajudar Kim. Mas para tanto ele precisa se familiarizar com o caso. Trata-se dos assassinatos realizados pelo criminoso autodenominado Bom Pastor. O criminoso executou seis vítimas, que dirigiam Mercedes pretos em estradas isoladas e enviou um manifesto as autoridades declarando seus objetivos. Depois dos crimes, ocorridos há dez anos, o criminoso desapareceu sem deixar vestígios. Na época, foi construído um perfil psicológico do assassino unanimamente aceito. Contudo, após se familiar com os documentos sobre o Bom Pastor, o detetive começa a perceber inconstâncias no perfil traçado. E para provar sua tese terá de enfrentar a consagrada pelo próprio FBI. Além de tudo isso, os acontecimentos estranhos envolvendo Kim passam a fazer parte da vida de Gurney; até que seu celeiro é incendiado e ele sofre um acidente em um porão. E pode ser que o Bom Pastor resolva retornar.

Dave Gurney é o tipo que não consegue lidar com questões irresolutas. Mesmo após se aposentar, o detetive já se envolveu em dois casos – Melerry e Perry. Diante do Bom Pastor ele segue o mesmo ímpeto, e as obstruções só servem para fortalecê-lo. Porém, Gurney não é mais o mesmo. Os acontecimentos do caso Perry, e as seqüelas físicas ainda não totalmente curadas, lhe impuseram certos limites e evidenciaram sua vulnerabilidade. Com isso, vemos um Gurney mais impulsivo, amplamente mais raivoso e, de certo modo, depressivo. Ainda assim, o detetive não perde a fé em sua capacidade analítica.

E esse é um dos aspectos que mais gosto do trabalho de Verdon, o caráter eminentemente analítico. Os livros do autor, mesmo contemplado a ação e outros aspectos necessários, são constituídos de elementos de análise ressaltados. Dave é um detetive brilhante que trabalha com um raciocínio preciso. De modo que vemos casos serem delicadamente expostos até a solução inteligente. Além dessa característica, e também por ela, Gurvey é um dos detetives mais capazes que conheço. Sem falar que é um personagem de grande consistência. E falando em personagens, Dave será novamente assessorado pelo seu “parceiro”, o incontinente, Jack Hardwick, e pela sua inteligente esposa, Madeleine. Um novo personagem também surge, Kyle, o filho com quem o detetive tem uma relação difícil.

Está montada a estrutura. E como sempre John Verdon conduz seu trabalho com excelência. Um caso nebuloso, um detetive perspicaz, e, de grande importância, um criminoso de inteligência equivalente.

Um aspecto que acho importante ressaltar é que embora séries policiais possam ser lidas de forma “independente”, creio que a leitura da série Dave Gurney na seqüência é de elevada importância para que se apreenda toda a complexidade do detetive e se aprecie a qualidade do trabalho de Verdon. 



Stay Connected With Free Updates
Subscribe via Email
You Might Also Like