myfreecopyright.com registered & protected

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

O Redentor (Jo Nesbo)

, , , , 0









Autor: Jo Nesbo
Nº de páginas: 420
Editora: Record
Série/Saga: Harry Hole #6
Nota: 4/5









A primeira vez que tive contato com uma obra de Jo Nesbo, foi através do filme Headhunters; adaptado do livro homônimo. Depois disso, eu decididamente precisava ler algo desse autor. É preciso dizer, Jo Nesbo faz parte da efervescente onda de autores escandinavos, que tem se aventurado pela literatura policial. Mas ele não é apenas mais um autor escandinavo, é considerado um dos melhores.

Oslo, capital na Noruega, é o principal palco onde se passa a história. Durante mais um natal com inverno rigoroso o Exército da Salvação organiza um evento de forma a proporcionar um pouco de conforto em um cenário, por vezes, aterrador. Mas, um evento que deveria terminar de forma ordeira é interrompido por um disparo, que vitima um dos soldados do exército.

Logo o inspetor-chefe, Harry Hole é chamado à cena do crime, entretanto não há qualquer sinal do atirador e nenhuma pista sobre seu paradeiro. Se não o fato evidente de que foi uma execução. As investigações levam o detetive a desdobramentos cada vez mais tortuosos. Porém, ao que tudo indica o homem morto não era o alvo correto, agora o assassino está em busca de finalizar o que começou, e Hole tem de impedi-lo.

Hole acaba descobrindo que o assassino é conhecido como mali spasitelj, pequeno redentor, devido a sua atuação na guerra civil iugoslava. Para além das ligações com os conflitos do leste europeu; uma garota de 14 anos, que foi estuprada em um acampamento do Exército da Salvação há 12 anos parece compor parte do mistério.

O Redentor é o sexto livro da série, mas já nesse volume é possível apreender um pouco da complexidade em que se encerra o detetive Harry Hole. Hole está passando por um momento difícil, embora pareça ter finalmente se afastado do álcool, sua conduta em desacordo com as normas pode lhe acarretar problemas. Isso porque seu novo chefe, Gunnar Hagen, é conhecido pelo apego as normas.

Encontrei em O redentor a mesma coisa que me conquistou em Headhunters, a capacidade insidiosa de Nesbo de driblar o leitor. É preciso ter em conta que essa é uma característica inerente a qualquer romance policial respeitável. Mas Nesbo vai além, e dispõe suas peças de forma desordenada, em que a tentativa de ordenamento é um desafio digno de um bom policial.

Harry Hole é a incorporação do detetive incontinente e auto-determinado. A chefia parece ocupar apenas uma função ornamental.  E apesar do detetive brilhante que é suas relações pessoais são de um desconcerto total. Solitário, introvertido e impetuoso são algumas das características que compõe essa figura.

Jo Nesbo oferece a seu leitor o que há de melhor da safra de autores escandivanos. Eis a personificação escandinava do clássico policial noir americano.



Stay Connected With Free Updates
Subscribe via Email
You Might Also Like