myfreecopyright.com registered & protected

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Fique comigo (Harlan Coben)

, , , 0









Livro: Fique comigo
Autor: Harlan Coben
Nº de páginas: 288
Editora: Arqueiro
Série/Saga: -
Nota: 4,5/5







“Muitas pessoas já nascem assassinas, apenas não sabem disso. E como poderiam saber, sem matar ninguém antes?” P. 275

Harlan Coben é sempre leitura obrigatória. A cada livro, o autor mostra a que veio: ser um dos melhores autores de thriller da atualidade.

No Brasil, a editora Arqueiro – responsável pelos lançamentos do autor –  vinha trazendo, nos últimos tempos, os volumes que compõe a série Myron Bolitar. Esta é também uma ótima série, mas, admito, estava um tanto quanto ansioso por uma produção independente. Eis então que me deparo com “Fique Comigo”.

Megan Pierce é uma dona de casa suburbana, com dois filhos, um bom marido e uma bela casa. Contudo, a aparente satisfação e tranquilidade que circunda esse lar tipicamente americano, esconde um passado obscuro da esposa.

Broome é um detetive que há 17 anos persegue incansável a solução de um crime: o desaparecimento de um pai de família. Mas um novo desaparecimento ocorre, na mesma data, e Broome se vê cada vez mais imerso no caso.

Ray Levine foi um dia um fotografo famoso. Agora vive em um trabalho indigno de suas habilidades profissionais; a decadência é fruto de algo em seu passado que nunca deixou de perturbá-lo.

Esses três personagens, Megan, Ray e Broome, para citar apenas estes, são acompanhados de forma ininterrupta por seus demônios. Segredos, casos em aberto, traumas passados e amores sem solução, conformam muito dos seus fantasmas. Mas, há também um casal de jovens – psicopatas - com objetivos e métodos que tornam os piores fantasmas bastante reais.

Três casos aparentemente desconexos e com pontos de convergência obscuros vão se misturando e trazendo a lume um cenário progressivamente misterioso.

Posso dizer que minha necessidade de ler algo independente do Coben foi amplamente satisfeita. Na verdade, é difícil encontrar alguma produção dele que não seja uma surpresa agradável.

Harlan se faz valer não apenas pela capacidade inata de criar histórias intrigantes, e que conduzam o leitor a caminhos cada vez mais tortuosos. Por isso, mas também pela complexidade psicológica de seus personagens. E, ainda, por colocar em questão um submundo americano – e também humano -, que, por vezes, não nós é apresentado.

A mistura dos elementos supracitados, em consonância com a habilidade da escrita, torna as produções de Coben irresistíveis.

Em “Fique Comigo”, Harlan Coben faz valer, mais uma vez, a alcunha dada pelos franceses: “o mestre das noites em claro”. 

“As pessoas precisavam de respostas. Precisavam de um desfecho. A esperança (...) pode ser uma coisa maravilhosa. Mas também pode arrasar alguém dia após dia. A esperança pode ser a coisa mais cruel do mundo.” P. 27 


Stay Connected With Free Updates
Subscribe via Email
You Might Also Like