myfreecopyright.com registered & protected

segunda-feira, 20 de maio de 2013

O Reino (Clive Cussler e Grant Blackwood)

, , , , 0











Livro: O Reino 
Autor: Clive Cussler e Grant Blackwood
Nº de páginas:336
Editora: Novo Conceito
Série/Saga: Os Fargo 
Nota: 3,5/5








Clive Cussler conquistou minha atenção quando tive a oportunidade de ler “O Espião”, aventura investigativa em que ele apresenta o detetive Isaac Bell. Dada à qualidade deste livro aguardei com algum interesse pela publicação de seus outros livros. Eis que me vejo diante da oportunidade de conhecer outra série do autor, com novos personagens e ambientação, me refiro ao livro O Reino e do casal Fargo.

Sam Fargo e Rami Fargo são cosmopolitas por excelência, O Sr. Fargo é engenheiro, enquanto sua Sra. é historiadora e arqueóloga. São famosos pelo fato de serem considerados caçadores de tesouros – competentes, diga-se de passagem.

E as competências do casal Fargo são solicitadas por um figurão, Charles King., após serem descobertos em uma localidade erma por uma oriental intimidadora, Zhilan Hsu.  A questão para essa convocação envolve o desaparecimento de um amigo dos Fargo, Frank Alton, a serviço do Sr. King em uma localidade isolada no interior do leste asiático.

Frank Alto estava na cidade de Katmandu, Nepal, a procura de informações sobre o desaparecimento do pai do Sr. King, até que ele desapareceu e não houve mais notícias sobre seu paradeiro. Com isso, Sam e Remi não pestanejam em aceitar a missão e vão a Katmandu em busca do amigo.

Mas o que começa como uma simples missão para encontrar Alton se desdobra em ocorrência bem mais, digamos....tempestuosa. Sam e Remi não são simplórios caçadores de tesouros, eles possuem também um grupo muito bem equipado e preparado para auxiliá-los tanto em suas empreitadas quanto para desvendar informações sigilosas. É então que logo eles se descobrem envoltos em uma série de acontecimentos que transformam sua viagem em uma caçada desesperada por antigas relíquias, e viagens por lugares ermos e perigosos tendo no encalço elementos pouco interessadas em seu êxito. Porém, outros se juntam em prol de tornar as aventuras desse casal um exercício menos complexo do que o é naturalmente. 

Com “O Reino”, Clive Cussler se mostrou um autor versátil. Primeiro não pude deixar de confrontar as aventuras dos Fargo com as de Issac. Não é possível traçar muitos paralelos entre as séries. Há tanto uma mudança contextual, quanto uma de orientação. A aventura dos Fargo é permeado por uma riqueza arqueológico com a qual não havia tido contado, algo bem no estilo Indiana Jones.

A narrativa é um ponto positivo em Cussler, ele é capaz de levar o autor por seu enredo sem que o interesse se perca no percurso. Quanto aos personagens, uma boa caracterização é feita, Sam e Remi são um casal peculiar; mesmo depois de passar por situações espinhosas eles encontram lugar para um pouco de romantismo. A disposição e o espírito aventureiro são outro traço. 

Quanto ao final, não posso me dizer totalmente satisfeito, me resta à impressão de que faltou algo, e de que algumas coisas deveriam ter sido solucionadas de forma diferente.
É justo dizer que os Frago são também uma experiência válida. Se aventura for o objetivo, certamente, ela poderá ser encontrada em “O Reino”. 





Stay Connected With Free Updates
Subscribe via Email
You Might Also Like