myfreecopyright.com registered & protected

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

A Sabedoria do Condado (Noble Smith)

, , , 0













Livro: A Sabedoria do Condado
Autor: Noble Smith
Nº de páginas: 176
Editora: Novo Conceito
Série/Saga:  -
Nota: 3,5/5







A Sabedoria do Condado nos diz... 
“Deixe sua bússola moral indicar o caminho através do mundo das ‘Pessoas Grandes’, e não comprometa a essência de que você é.”

Livros de autoajuda geralmente despertam alguma desconfiança em mim. Mas, A Sabedoria do Condado tem uma proposta interessante. A partir de lições abstraídas das obras do icônico J. R. R. Tolkien o autor promete levar o leitor a rever algumas questões.

Noble é sem dúvida um aficionado pelas obras de Tolkien, e assim, por um autor versado no mundo "tolkeano" somos levados pelas páginas de A Sabedoria do Condado.

Embora os hobbits tenham lugar de destaque, Noble transcende essas criaturas, e faz alusão a vários personagens da série para embasar suas lições. O leitor se verá viajando por descrições de cenas dramáticas, que ocorreram nas aventuras dos hobbits e seus companheiros, de O Hobbit passando por O Senhor dos Anéis e outros livros que fazem referência ao mundo de Tolkien.

A leitura se mostra muito agradável, Noble tem uma narrativa fácil, ele também lança mão de fazer referência a casos de sua vida pessoal na tentativa de expor suas experiências de adequação à sabedoria do condado. Até mesmo uma receita hobbit – Sopa de Cerveja e Cogumelo – pode ser encontrada. Contudo, apesar da despretensão Noble apresenta um caráter ideológico expressivo em suas indicações. A Sabedoria do Condado é também uma crítica ao estado atual das coisas.

A partir de lições simples, o autor não tenta convencer seu leitor de que tem uma receita para o sucesso, pelo contrário, ele expõe algumas lições que poderiam tornar mais simples algumas partes de nossas vidas. A despretensão relativa, a narrativa fácil, o bom humor e a alusão a uma obra rica como a de Tolkien fazem de A Sabedoria do Condado uma leitura interessante.

No entanto, ressaltavas devem ser feitas, pois, um leitor desavisado pode se vê diante de uma avalanche de spoilers. Certamente, não é uma leitura indicada para leitores que pretendam ler O Hobbit e O Senhor dos Anéis, a não ser que spoilers não sejam problema.

Tenho que dizer que se o leitor não puder desfrutar das possíveis lições que podem ser obtidas da leitura, decerto, se ele for um fã de Tolkien ele poderá fazer uma revisitação agradável a alguns dos personagens clássicos de Senhor dos Anéis e O Hobbit.

A Sabedoria do Condado nos diz...
“Regras inexplicáveis criadas por homens errados às vezes precisam ser violadas e substituídas por regras do senso comum.”

Stay Connected With Free Updates
Subscribe via Email
You Might Also Like