myfreecopyright.com registered & protected

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Cuco (Julia Crouch)

, , 0










Livro: Cuco
Autor: Julia Crouch
Nº de páginas: 464
Editora: Novo Conceito
Série/Saga:  -
Nota: 4/5









Julia Croch é uma autora britânica que escreve livros ilustrados para crianças. Cuco é seu primeiro romance, mas não se deixe enganar pelo histórico da autora, Cuco é um livro, terminantemente, desconcertante.

Rose tem uma bela casa no interior, duas filhas, e o marido Gareth. Rose e sua família demoraram um pouco para construir a casa e ter a estabilidade tão esperada. Mas, em um momento onde tudo parece está encaminhado, um telefonema muda tudo.

Rose recebe um telefonema de Polly, sua melhor amiga, que acaba de ficar viúva e está prestes a sair da Grécia, país onde vivia com o marido, Christos e os dois filhos. Vendo a situação delicada da amiga Rose de imediato convida Polly para ficar um tempo em sua casa.

A relação entre Polly e Rose sempre foi muito forte, Polly é a amiga mais antiga e importante da vida de Rose. Dada à importância dessa amizade para Rose, e a grande admiração que ela lhe reserva, prepara uma grande recepção para sua amiga e os dois filhos.

No entanto, Polly não se apresenta como uma viúva comum, tão pouco uma mãe comum. Os novos visitantes são instalados em uma edícula próxima ao Chalé, e Rose como uma ótima anfitriã prepara as melhores condições. Mas ela vê que talvez Polly precise de espaço e resolve levar os filhos da amiga para sua casa.

- Ela me obrigou a fazê-lo, Rose. E a cada hora, a cada minuto do dia eu queria voltar para lá, fazer aquilo com ela mais e mais. Ela despertou algo em mim, algo muito sombrio. Algo que eu não gostaria de saber acerca de mim. (p. 239)


Contudo, com o passar do tempo Rose começa a ficar incomodada, a sua vida tem mudado, ela tem perdido o controle de sua casa, de sua família. A vida cuidadosamente planejada por Rose começa a ser desmontada, a ruir. Paulatinamente a exemplar dona de casa vê o seu lar assumindo características estranhas, sua família parece esta cada vez mais distante, mais que sua família, seus sonhos estão sendo perfidamente desmantelados, e parece que essas coisas começaram com a chegada de Polly, e pior, ela não está disposta a ir embora, e quanto mais o tempo passa mais perturbadora vai ficando a vida de Rose.

Julia Crouch foi muito feliz em seu primeiro romance. Cuco é um thriler psicológico de primeira, na verdade, um dos melhores que li esse ano.

Como um bom trailer psicológico, esse livro faz com que a finalização da leitura, o desfecho da trama se torne imperativo. Cuco é um livro perturbador. O leitor acompanha com riqueza de detalhes a destruição de uma família, mas partindo de um processo implícito, subjetivo, mas não menos impactante. Talvez seja exatamente por isso que o livro é tão perturbador, não há um embate direto, Rose está perdendo sua vida, mas não consegue, ou talvez não seja suficientemente capaz de contra-atacar, o processo é de tal complexidade e feito com tanto esmero que Rose passa a defensiva tornando-se um alvo fácil de uma pessoa que sabe muito bem o que quer.

Dada a complexidade da história, os desvios psicológicos, uma narrativa mais crua, e uma trama bem pesada podem fazer desse livro uma experiência indigesta para alguns leitores, em especial, os mais novos.

Mas, se você não tem problema com esse tipo de leitura, Cuco em toda a sua conformação psicológica, e recheado de uma tensão poderosa, aliado a acontecimentos perturbadores podem fazer dessa uma leitura muito interessante. 

Stay Connected With Free Updates
Subscribe via Email
You Might Also Like