myfreecopyright.com registered & protected

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Eu Sei O Que Você Está Pensando (John Verdon)

, , , , 0









Livro: Eu Sei O Que Você Está Pensando
Autor: Jonh Verdon
Nº de páginas: 340
Editora: Arqueiro
Série/Saga:  Dave Gurney #1
Nota: 4,5/5










Eu Sei O Que Você Está Pensando é o livro de estreia do americano John Verdon, é também o primeiro livro da série do detetive Dave Gurney.

Mark Mellery é um ex-alcoólatra, que se tornou um guru de auto-ajuda famoso, escritor e dono de uma clínica onde recebe algumas  celebridades. Mas, sua tranquilidade é abalada quando ele recebe uma carta misteriosa.

“Se alguém dissesse para pensar em um número, sei em que número você pensaria. Não acredita? Vou provar. Pense em qualquer número de um a mil – no primeiro número que lhe vier a mente. Visualize-o. Agora veja como conheço seus segredos. Abra o envelope pequeno.” – X Arybdis

O improvável acontece, o misterioso remetente desvenda o número que Mark pensou 658, o que deixa o guru extremamente perturbado. Quem poderia ser essa pessoa? Seria alguém de seu passado obscuro buscando vingança?

Para tentar responder essas questões ele busca a ajuda de um antigo amigo de faculdade, o detetive aposentado Dave Gurney.

Dave é um detetive famoso, sensação na mídia, mesmo a contragosto, ele é reconhecido por ter desvendado e prendido assassinos perigosos. Mas ele está aposentado, sua mulher, Madeleine, não aprecia que o marido se envolva com casos, mas o instinto de detetive não morreu com a aposentadoria.

Intrigado com a mensagem, Dave tenta ajudar Mellery, mas outros recados se seguem.  Arybdis se mostra a cada contato mais perturbador para Mark e desafiador para Gurney. Com a resistência de Mark em procurar a polícia, Dave acaba assumindo a missão de desvendar o caso.

John Verdon criou uma trama policial diferente. Os livros policiais geralmente começam com um assassinato e são permeados por ação. Neste caso, Verdon envereda por um caminho diferente, “Eu Sei O Que Você Está Pensando” é um policial onde o crime demora a acontecer, e a abordagem analítica, contemplativa prevalece sobre a ação.

Essa questão para mim se constitui de um ponto forte, o que dependendo do leitor pode ser algo negativo. O caráter mais analítico fez com que eu me sentisse mais ligado, atraído pelo desenvolvimento da história, os personagens recebem atenção especial.

Dave Gurney é um detetive aposentado que ainda não conseguiu se distanciar de sua profissão, é um homem que há muito tempo rompeu a barreira entre o detetive e o homem, o detetive é a parte mais expressiva dele, os desafios ainda são fonte de fascínio para Dave. Mas esta situação faz com que ocorra um abalo em seu casamento, Madeleine quer o marido, o homem, não o detetive.

Esse é outro ponto forte do livro, o desenvolvimento do detetive é feito em profundidade, a sua relação com a mulher, flashes do passado, a relação com o filho e seu passado como detetive.

O suspense, o desafio de desvendar o que está acontecendo faz deste um livro excelente. Apesar da morosidade que prevalece em parte considerável do livro, o caráter, majoritariamente, analítico e contemplador, aliado a um detetive muito bem desenvolvido,cerebral, fizeram desse livro uma experiência muito positiva.


Esses ingredientes associados fazem de “Eu Sei O Que Você Está Pensando” uma leitura, a meu ver, fascinante, um policial inteligente onde o leitor se vê alçado para dentro da história com a possibilidade de conhecer os personagens a fundo. A leitura é mais que indicada. 

"- Eu poderia dar cem. O conflito mais simples é o que existe entre o modo como nos vemos e o modo como vemos os outros. Por exemplo, se estivéssemos discutindo e você gritasse comigo, eu acreditaria que a causa do grito era a sua incapacidade de controlar seu temperamento. Mas, se eu gritasse com você, não pensaria que a causa do problema era meu temperamento, e sim a sua provocação. Ou seja, meu grito seria uma reação adequada a algo que você tivesse feito." (p. 89) 



Stay Connected With Free Updates
Subscribe via Email
You Might Also Like