myfreecopyright.com registered & protected

terça-feira, 11 de setembro de 2012

A Tormenta de Espadas (George R. R. Martin)

, , , 0









Livro: A Tormenta de Espadas
Autor: George R. R. Martin
Nº de páginas: 884
Editora: LeYa
Série/Saga:  As Crônicas de Gelo e Fogo #3
Nota: 5/5 favorito










A Tormenta de Espadas é o terceiro, e mais impressionante, livro da série As Crônicas de Gelo e Fogo, do americano George R.R. Martin. Se você se surpreendeu com os acontecimentos trágicos do 2 primeiros volumes, espere só até ler esse livro, aqui as tragédias tomam proporções quase inimagináveis.

Esta resenha contém SPOILER para que não leu os livros anteriores, confira as resenhas AQUI

Os Sete Reinos continuam em polvorosa. Vários reis e apenas um trono. As batalhas estão cada vez mais complexas, e muitas batalhas são decididas fora do campo.

No norte, na muralha, Os Irmãos da Patrulha da Noite tentam a todo custo impedir o avanço da poderosa horda de selvagens que caminha na direção sul. Jon Snow agora faz parte desta horda, e tem uma missão a realizar, mas ele é apenas um homem e não será  fácil conseguir concluir sua tarefa em meio aos homens de Mance Rayder, o Rei-para-lá-da-Muralha.

Nas terras fluviais o Rei do Norte, Robb Stark, mais conhecido como Jovem Lobo, se torna a cada dia um guerreiro mais respeitado, e conquista mais vitórias no campo de batalha, mas nos Sete Reinos nem tudo pode ser resolvido apenas pelas batalhas, e esse será o maior desafio do Jovem Lobo.

Mais ao sul, Arya Stark, continua sua árdua jornada tentando chegar a sua família, mas mesmo com toda a sua determinação, em tempo de guerra as estradas são lugares perigosos, e pessoas com intenções nem sempre louváveis estão à espreita.

Em Porto Real, Tyrion Lannister, o outrora poderoso mão do rei, não passa de uma sombra do que fora. Acamado, lutando pela sua vida ele tem que se acostumar com a destituição de seu cargo, já que seu pai, o poderoso Lorde Tywin Lannister é o atual mão do rei, agora a batalha será travada entre os próprios leões.

A caminho de Porto Real Jamie Lannister e Brienne de Tarth seguem seu caminho, mas se para Arya a estrada não é um lugar seguro, tão pouco será para essa estranha dupla.

Do outro lado do mar estreito, Daenerys Targaryen, a Mãe de Dragões, continua seu caminho em busca de conseguir tomar o seu trono de direito, e durante esse percurso ela terá de passar pelas cidades de escravos. Mas agora ela não é mais a menina indefesa de antigamente, muito pelo contrário, é uma mulher determinada a fazer todo o possível para chegar a seu destino.

O que falar desse livro, as palavras me parecem insuficientes, mas uma coisa fica evidente, a taxa de mortalidade de personagens nesse volume alcança proporções ainda não constatadas.

A cada volume a trama ganha mais complexidade, Martin já mostrou que pode ser terrivelmente mortífero para com os personagens chave, me pergunto quantos irão sobrar para o último volume, a expectativa de vida aqui não é das mais promissoras.

A meu ver, A Tormenta de Espadas conseguiu ser o melhor livro da saga até o momento, extremamente complexo, com personagens que tem que enfrentar situações totalmente novas e desfechos inesperados.

Tyrion continua sendo um dos meus personagens preferidos, para citar apenas um exemplo,  ele mais uma vez rouba a cena, sua atual condição de desfigurado, e sem poder, não fazem com que ele tenha esquecido o jogo que se joga na corte, um jogo perigoso.

A Tormenta de Espadas é mais um volume do jogo dos tronos, um jogo onde o menor deslize pode custar à cabeça do jogador, e o juiz, Martin, é extremamente rigoroso.

Parafraseando Myron Bolitar que gosta muito de usar a frase “O homem planeja. Deus ri”, no caso desse livro, “O leitor planeja. Martin ri.”


Stay Connected With Free Updates
Subscribe via Email
You Might Also Like