myfreecopyright.com registered & protected

terça-feira, 17 de julho de 2012

Top Autores – John Grisham

, 0









Essa é uma coluna que já há algum tempo eu venho tentando promover no blog, decidi começar com um dos meus autores preferidos, o mestre do thriller jurídico, autor best seller,  John Grisham. Essa coluna será mensal ou quinzenal, espero que gostem, sem mais delongas, conheçam um pouco mais de John Grisham.



  • Sobre

John Grisham , nascido, John Ray Grisham Jr. (Jonesboro, Arkansas, 8 de fevereiro de 1955),  é um autor de thriller jurídico ("subgênero" do romance policial), um estadunidense frequentador assíduo da lista de mais vendidos. Considerado um expoente da literatura americana o autor já ultrapassou a marca de 275 milhões de livros vendidos e foi traduzido para cerca de 40 línguas. É considerado o sexto autor mais lido em seu país, segundo a Publishers Weekly.

Formado em Direito, atuou na área de defesa criminal e processos por danos físicos. Seu primeiro livro, Tempo de Matar, foi publicado, em 1989, depois de ter sido rejeitado  28 vezes, o livro foi escrito nas horas vagas do seu trabalho.


John faz parte do seleto grupo de 3 autores que tiveram a proeza de vender 2 milhões de cópias na primeira edição, ao lado de J. K. Rowling e Tom Clancy. 

John vive com a esposa, Renné, e os dois filhos, Ty e Shea na Carolina do Norte.

Já foram realizadas cerca de 19 adaptações entre filmes e séries dos livros do autor. “A Firma”, seriado de TV exibido no Brasil pela AXN, foi a última adaptação realizada das obras do autor, o seriado é baseado no livro homônimo lançado em 1991, que permaneceu por 47 semanas consecutivas na lista de best sellers do The New York Times, à segunda obra publicada do autor.



A adaptação do livro O Testamento está prevista para esse ano. Para 2013 existe a previsão de adaptação do livro O Último Jurado, tendo Grisham como roteirista e David Wain como diretor.

  • Obras

O autor já tem cerca de 29 livros publicados,  sendo 28 ficção e 1 não ficção. Entre esses livros 27 já foram lançados pela editora Rocco, que é a editora representante dos livros do autor em solo brasileiro. O Dossiê Pelicano, A Câmara de Gás e O Júri são alguns dos principais sucessos do autor. Um dos últimos lançamentos do autor, Os Litigantes (The Litigators), chegou a alcançar o topo da lista do The New York Times, e foi considerado um dos melhores livros do autor nos últimos anos. 



No livro, os sócios da Finley & Figg gostam de anunciar que possuem um ‘escritório-boutique’, elegante, seletivo e próspero. Na verdade, a especialidade da dupla é fazer de divórcios rápidos a ações de indenização por acidentes de trânsito. Seus dois e únicos associados são o veterano Oscar Finley e o sócio júnior Wally Figg. Ambos, cada um a seu modo, convivem com o fracasso profissional, que os levou a sugar dinheiro da vala comum das indenizações por danos físicos. O fracasso se reproduz na vida pessoal. Finley vive há anos um casamento falido; já Figg, recém-saído de seu quarto divórcio, desdobra-se para se livrar do vício do álcool.
Depois de mais de vinte anos juntos, a sorte finalmente está a favor deles: o jovem advogado David Zinc, desempregado depois de se decepcionar com o trabalho numa firma renomada, acaba por aceitar uma oportunidade na Finley & Figg. Juntos, eles assumem um processo contra um gigante da indústria farmacêutica, o que poderá fazer com que a pequena firma finalmente decole para o sucesso.
Juntos, os três precisarão usar de toda a experiência adquirida tanto em seus ofícios como na vida para salvar a Finley & Figg da falência. Tudo isso porque a pequena firma se lança numa ação coletiva milionária contra uma grande empresa do ramo farmacêutico, litígio que o próprio Figg compara a uma luta de Davi contra Golias.


  • Minhas Impressões

John Grisham é o principal escritor de thriller jurídico do mundo. Particularmente gosto muito dos livros do autor, Grisham ataca algumas anomalias do sistema, em seus livros é impossível não se deparar com alguma questão social ou jurídica sendo colocada em cheque pelo autor. As questões raciais, que geralmente são ambientadas no velho e inexorável Sul dos Estados Unidos, ou as grandes firmas de advocacia, que são outra fonte de suspeita do autor.

A forma como o autor aborda essas questões é sempre bem conduzida, podendo ser o racismo que recai sobre um pai negro que assassina os estupradores de sua filha, homens brancos, e como a justiça não é equânime em matéria racial (Tempo de Matar). Outra fonte de grande crítica do autor é a pena de morte, que ele aborda com bastante propriedade no livro A Confissão.

Os tribunais são quase sempre presentes, já tive o prazer de ler 4 livros do autor, todos resenhados aqui no blog, e posso dizer que a narrativa cuidadosa, o trabalho  minucioso que o autor faz sobre cada personagem, seus advogados carismáticos, enredos bem escritos, e tramas que conduzem o leitor com interesse durante toda a narrativa são qualidades inerentes a seus livros.

Por fim, acredito que maior trunfo do autor é saber trazer a tona certas anomalias, que muitos querem manter obscuras, e fazê-lo de forma que possa abarcar um grande público, com seus personagens bem arquitetados e sua narrativa inteligente, e a habilidade de escrever cada história com suas particularidades. 

  • Extras

Já a algum tempo a editora Rocco lançou novas capas e novo formato para os livros do Grisham. Gostei bastante das novas capas, as anteriores não eram lá muito interessantes. A seguir algumas das capas.



  • Livros resenhados no blog:

twitterfacebooktwitterfacebook
Basta clicar em cima da capa


Fontes:
Site do autor  
Editora Rocco
Cinema com rapadura
Wikipédia

Stay Connected With Free Updates
Subscribe via Email
You Might Also Like