myfreecopyright.com registered & protected

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Private (James Patterson & Maxine Paetro)

, , , 0










Livro: Private
Autor: James Patterson & Maxine Paetro
Nº de páginas: 224
Editora: Arqueiro
Série/Saga:  Private
Nota: 4/5








Já tive o prazer de ler duas outras séries do autor, O Clube das Mulheres Contra o Crime e Alex Cross. Gosto muito das duas séries e estava curioso para ler Private, ao concluir a leitura posso afirmar que essa é mais uma série que quero acompanhar.

Private é uma agência de investigação internacional de renome, pessoas importantes recorrem a seus serviços quando não há meios menos sigilosos de resolver determinado assunto.

Jack Morgan é o dono e chefe da agência, ele é um homem competente que lidera uma equipe de respeito. Sua equipe conta com a psicóloga, Justine Smith, o investigador, ex-fuzileiro naval e ex-presidiário, Rick Del Rio, o investigador e ex-lutador , Emilio Cruz e por fim as mentes tecnológicas da agência, o criminalista chefe, Seymour Kloppenberg, mais conhecido como Dr. Sci e a especialista em informática, a cinqüentona,  Maureen Roth, também conhecida como Mo-bot.

Essa equipe é reconhecida pela sua competência, e atualmente eles estão envolvidos em um caso, na verdade, em 3 casos que vão causar alvoroço e fazer com que esses profissionais explorem arduamente suas habilidades.

Em parceria com a polícia, a Private, está tentando solucionar o assassinato de 13 garotas. O assassino tem perturbado a ordem na cidade, após assassinar as vítimas ele envia pistas ao prefeito identificando onde ele deixou determinado suvenir retirado da vítima.

Não bastasse isso o assassino não segue um padrão, um modus operandi, cada vítima é assassinada de uma forma e não existe padrão no perfil das garotas, o que torna a formação de um perfil psicológico uma tarefa impossível de ser realizada. O que tem incomodado Justine, que é a principal representante da agência envolvida.

Enquanto isso, Jack recebe o pedido de 2 novos casos. Um se trata do assassinato da esposa de Andy Cushman, melhor amigo de Jack. O outro caso envolve seu tio Fred, que  solicita que ele investigue uma possível fraude na liga profissional de futebol americano, segundo as suspeitas de Fred o que tem ocorrido pode levar a bancarrota a liga profissional.

A Private tem em mãos 3 casos complexos para serem solucionados. E é com o desenrolar dessas investigações que o leitor será levado pelo decorrer da trama.

Jack Morgan é um ex-fuzileiro naval que guarda memórias perturbadoras dos seus momentos no campo de batalha. Ele também não teve uma vida fácil, seu pai, Tom Morgan, foi um homem que ele não admirou, acabou morrendo na prisão e deixou para Jack a missão de recuperar o prestigio da Private, tarefa que ele cumpriu com sucesso. Ele ainda conta com a presença de um irmão gêmeo um tanto quanto problemático, um viciado em jogos.

O assassinato das 13 garotas ocupa o centro das atenções, as outras investigações têm presenças mais marginais. A impossibilidade de traçar um perfil, a meticulosidade do assassino, faz com que a identificação do criminoso se torne uma tarefa realmente complexa.

A narrativa alterna entre terceira e primeira pessoa. Como os capítulos são bem curtos, característica que marca as obras do autor, em certos momentos pode ficar um pouco difícil discernir entre uma e outra narrativa. A meu ver esse não é um detalhe que prejudique a leitura.

Os personagens aqui recebem atenção especial, Jack recebe uma atenção maior, mas o autor nos permite conhecer um pouco mais de outros personagens, como Justine e Del Rio, os demais não são muito explorados, mas creio que sendo uma série o autor irá abordá-los com mais ênfase em outros volumes.

Para os leitores que gostam das outras séries do autor, dificilmente, não irão gostar de Private. A mesma narrativa ágil, os capítulos curtos, personagens carismáticos, crimes centrais com outros em paralelo e uma leitura rápida são ingredientes que podem ser encontrados nesse livro. A tecnologia é outro fator que vem somar a receita, as investigações tem um teor tecnológico bem acentuado. 



Série Private

Private
Private #1 Suspect (não lançado no Brasil)
Private: Missão Jogos Olímpicos 

Stay Connected With Free Updates
Subscribe via Email
You Might Also Like