myfreecopyright.com registered & protected

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Garotas de Vidro (Laurie Halse Anderson)

, , 0









Livro: Garotas de Vidro
Autor: Laurie Halse Anderson
Nº de páginas: 272
Editora: Novo Conceito
Série/Saga:  -
Nota: 4/5









Garotas de Vidro é um livro que me chamou a atenção pela capa, mas eu não esperava muito da história, na verdade, não sabia bem o que esperar. Mas, felizmente, foi uma leitura que me surpreendeu.

Lia é uma garota de 17 anos que tem problemas com comida, ela sofre de um distúrbio alimentar, ela tem anorexia.

A notícia de que sua amiga Cassie, faleceu de forma misteriosa em um quarto de hotel, faz com que sua situação não melhore nem um pouco.

A relação entre as duas estava balançada há um tempo, elas não estavam se falando, o que não eliminou uma amizade de anos. E para agravar a situação Lia recebeu 32 ligações de Cassie no dia da morte, a expectativa sobre o que Cassie poderia estar querendo é algo que tem um peso enorme sobre as costar de Lia.

A morte de Cassie suscita preocupações nos pais de Lia, eles têm conhecimento do seu problema com alimentação, e sabem que a notícia pode desencadear uma piora no quadro já débil da jovem.

Lia já passou por duas temporadas em uma clínica, e agora ela tem que conviver com o Pai e a madrasta, já que a relação com a mãe chegou a tal ponto que não é possível que as duas possam conversar sem discutir.

Mas ela tem que seguir algumas regras na casa do pai, como se pesar todas as semanas e impedir que o peso caia a um nível de perigo. Mas é ai que mora um grande problema, para Lia ela nunca pesa pouco o bastante.

Laurie criou uma história diferente, mas ao mesmo tempo interessante, e o mais importante ,que toca em um assunto que merece atenção. Distúrbios alimentares dessa ordem é um problema que tem que ser tratado com cuidado, e ver o tema ser levado para um livro de ficção que poderia ser uma história real faz de Garotas de Vidro uma trama inteligente.

Pego o copo da mão dela. Minha garganta quer suco meu cérebro quer suco meu sangue quer suco Minha mão não quer minha boca não quer. 

Lia perdeu o controle sobre seu próprio corpo, sua relação com a mãe, uma médica respeitada que se dedica com afinco ao trabalho é desgastada. O pai é um professor de História e escritor importante, ele não é um homem que tem muito tempo para a família. As pessoas que estão mais presentes em sua vida diariamente são sua madrasta e sua “irmã” postiça, que é a única pessoa com a qual Lia se importa realmente.

A leitura desse livro foi para mim em alguns momentos angustiante, a autora conseguiu imprimir com muito sucesso a relação que Lia tem com a comida e a forma como ele resiste a qualquer alimento que possa permitir que ela ganhe peso, e a mantença de uma dieta rígida e que é um risco a sua vida.

Cinco dias atrás eu estava pesando 45,94 quilos. Precisei comer no jantar de ação de graças (todos os abutres ao redor da mesa), mas desde então tem sido água e barrinhas d flocos de arroz. Estou com tanta fome que poderia arrancar minha mão direita com os dentes.

A autoflagelação e as restrições autoimpostas são constantes na leitura, bem como a luta dos familiares em busca de uma tomada de vida normal por parte de Lia.

O mistério que circunda a morte de Cassie, as 32 ligações que ela não atendeu e o problema alimentar são constantes na vida de Lia.

Garotas de Vidro não é uma história romântica, nem um suspense, drama é o gênero que  comporta esse livro. É uma leitura interessante, com um tema que demanda atenção, com uma trama bem conduzida pela autora, e um final mais que satisfatório. Leitura indicada!

Stay Connected With Free Updates
Subscribe via Email
You Might Also Like