myfreecopyright.com registered & protected

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Viva Para Contar (Lisa Gardner)

, , , , 0










Livro: Viva Para Contar
Autor: Lisa Gardner
Nº de páginas: 480
Editora: Novo Conceito
Série/Saga: D.D. Warren #4
Nota: 5/5








Sabe aquele livro que já inicia inebriante, onde o leitor se vê lançado em uma história envolvente com a promessa de uma leitura intensa. Eu diria que em muitos casos nos poderíamos nos decepcionar, inícios ótimos para desenvolvimentos nem tão interessantes, mas posso dizer que felizmente esse não foi o caso de “Viva Para Contar”, o livro têm um inicio mais que interessante e a autora conseguiu manter o ritmo até a última página.

Esse livro é marcado pela forte presença de mulheres, logo no início conhecemos as 3 narradoras, a tenente D. D. Warren, a enfermeira Danielle Burton e a dona de casa Victoria Oliver.

A tenente da polícia de Boston, D. D. Warren, é um mulher de 38 anos, independente, bonita e excelente no seu ofício. Durante um jantar no qual ela esperava um desfecho em seu apartamento ela é interrompida pelo seu bype, o chamado se refere a um acidente desolador, quatro integrantes de uma família foram brutalmente assassinados, o pai e principal suspeito do crime está na UTI com uma bala alojada na cabeça.

A enfermeira psiquiatra, Danielle Burton, teve uma infância conturbada, aos 9 anos de idade seu pai assassinou toda a sua família, deixando apenas ela viva. Mesmo depois de 25 anos desse trágico acontecimento ela nunca se conformou em ser a “sobrevivente”, mas apesar dos percalços ela conseguiu criar uma carreira de respeito no hospital psiquiátrico infantil onde trabalha.

Victoria Burton já foi uma mulher deslumbrante, com uma profissão, marido e uma vida normal. Mas essa vida é um sonho que ela já não tem há muitos anos, ela dedica seu tempo integralmente a cuidar de seu filho, e de certa forma de si mesma, afinal ela tem que a todo momento impedir que seu filho, Evan, de 8 anos a assassine.

- Eu amo você, desde aqui até a lua e às estrelas, e todo o caminho de volta – murmura ele, uma frase retirada do nosso livro favorito. 
Acaricio o rosto dele. – Eu também amo você. 
- Não quero machuca-la – diz ele, quase como em um sonho, quase adormecendo. Seus olhos se abrem. – Mas eu quero.

Três histórias aparentemente sem nenhuma ligação, mas que com o decorrer dos acontecimentos vão se entrelaçando de maneira imprevisível.

Lisa Gardner trata de um assunto delicado, crianças psicóticas, e ela o faz de forma brilhante, ela aborda a questão de diferentes ângulos, pelo lado profissional, familiar e mesmo pela perspectiva de pessoas que não vivenciam essa situação.

Patsy fez uma pausa e depois continuou. – Garotos normais não sorriem daquele jeito, sargento. Garotos normais não lambem as mãos ensanguentadas.

Lisa criou uma trama coesa com um ritmo eletrizante, esse é aquele tipo de policial onde ao final de cada capítulo o leitor é impelido a leitura do próximo de forma que quando se dá conta à leitura fluiu com rapidez.

O ritmo é endossado pela narrativa, D. D., Danielle e Victoria se alternam entre os capítulos, narrativa que torna a leitura ainda mais interessante.

A capacidade da autora em manter o ritmo durante toda a obra faz de “Viva Para Contar” um ótimo representante do gênero policial.

Os personagens são um detalhe a parte foram muito bem arquitetados e são imbuídos de personalidades marcantes. D. D. é uma ótima na sua profissão, uma mulher forte, decidida, independente, mas que não é imune as cenas dos crimes bem como a relacionamentos, o que o torna mais humana. Danielle é uma mulher perturbada pelo seu passado obscuro, ela nunca entendeu porque seu pai nunca a matou. Victoria é uma mulher com um desafio grandioso, ela é uma mãe dedicada, que decidiu se abster dos prazeres da vida para cuidar de um filho com problemas psicológicos sem orientação profissional. 

“Viva Para Contar” tem momentos marcantes, os assassinatos são perpetrados de forma fria, não a discernimento entre crianças e adultos. O livro ainda tem momentos sombrios.

Esse livro é o quarto livro de uma série, contudo é perfeitamente possível compreender a trama sem a leitura dos demais livros, que não foram lançados no Brasil. 

Contudo sempre que leio um livro fora da ordem fico com a sensação de que falta algo sobre algum personagem, nesse caso foi com a D. D., gostaria de ter mais informações sobre ela.

Esse não é um livro indicado para leitores que não conseguem conviver com sangue e cenas que demandam um estômago mais forte. Mas se você aprecia um bom romance policial encontrará em "Viva Para Contar" uma excelente leitura.

Um dos melhores livros do gênero policial que li esse ano, suspense, mistério, assassinatos frios, um cenário mais que fértil, fazem desse livro um ótimo triller policial.

Só posso dizer estou ansioso pelo lançamento da próxima obra da Lisa Gardner. Leitura mais que indicada. 


Stay Connected With Free Updates
Subscribe via Email
You Might Also Like