myfreecopyright.com registered & protected

quinta-feira, 24 de maio de 2012

O Espião (Clive Cussler e Justin Scott)

, , , , 0









Livro: O Espião
Autor: Clive Cussler e Justin Scott
Nº de páginas: 416
Editora: Novo Conceito
Série/Saga:  Isaac Bell
Nota: 4/5









Clive Cussler escolheu um contexto histórico dos mais ricos para desenvolver sua trama, o que melhor que os anos que antecederam a 1º  Grande Guerra para criar uma história de espionagem, e devo dizer que o autor conduz sua trama com inteligência.

O ano é 1908 a tensão entre as grandes potencias imperialistas se acentuam, estamos em plena corrida armamentista.  Nos EUA temos a morte do famoso projetista de canhões para navio, Arthur Langer, que segundo as evidências havia cometido suicídio e estava envolvido com corrupção, mas sua filha Dorothy Langer, está disposta a limpar o nome do pai.

Para tal ele contrata a famosa agência de detetives, Van Dorn, e quem assumirá o caso é o famoso Isaac Bell, o investigador chefe da agência. Isaac acaba descobrindo provas que apontam para outro caminho que não o suicídio, e sim assassinato, o surgimento de novos assassinatos de homens brilhantes, envolvidos em tecnologia naval acaba por levar o detetive a suspeitar que exista algo maior por trás do assassinato desses homens.

É a partir desse ponto que vemos a trama criar corpo, Isaac é um detetive de personalidade, inteligente, perspicaz, comedido, e detentor de princípios invioláveis ele vem reforçar a qualidade da obra.

A trama tem uma narrativa detalhada, o autor reproduz fielmente o comportamento da sociedade da época, os lugares são descritos com esmero, bem como as embarcações que o autor aborda, e talvez esse seja um ponto de dificuldade, alguns termos técnicos e descrições de determinadas embarcações podem incomodar o leitor devido à dificuldade de visualização.  

O suspense está presente, temos Isaac com suas conclusões perspicazes, mas O Espião também é inteligente, e está disposto a chegar às ultimas consequências.

Clive e Justin criaram uma história atraente, cheia de ação e suspense, diria que o único ponto negativo da trama tenha sido a revelação prematura da identidade do Espião, acredito que um pouco mais de mistério por trás dessa figura iria tornar a obra ainda mais interessante.

A agência Van Dorn é uma criação interessante, os detetives estão dispersos por todo o mundo e a cada cidade é possível encontrar um Van Dorn.

“O Espião” é o terceiro livro de uma série, eu gostaria de poder ler as demais aventuras de Isaac. Mas o fato de ser o 3º livro não deixa o leitor perdido na história, é possível compreender perfeitamente os acontecimentos.

Ação, suspense, perseguições de prender o fôlego, uma trama coesa e interessante fazem de “O Espião” uma ótima leitura. 

Série Isaac Bell
1 - The Chase
2 - The Wrecker
3 - O Espião      
4 - The Race
5 - The Thief



Stay Connected With Free Updates
Subscribe via Email
You Might Also Like