myfreecopyright.com registered & protected

segunda-feira, 28 de maio de 2012

A Confissão (John Grisham)

, , , 0









Livro: A Confissão
Autor: John Grisham
Nº de páginas: 480
Editora: Rocco
Série/Saga:  -
Nota: 4,5/5










John Grisham sempre trata de um tema polêmico e contemporâneo em seus thrillers jurídicos, e dessa vez não foi diferente, em “A Confissão” ele faz uma critica rigorosa a pena de morte.

A trama se passa em terras sulinas, especificadamente, no poderoso estado do Texas, na pequena cidade de Slone, onde a maioria esmagadora da população defende a pena capital.
 
O advogado Robbie Flak dedicou sua vida aos tribunais, um advogado respeitado, falador, barulhento, brigão e que está disposto a processor qualquer um que lhe atravesse o caminho. Mas a 9 anos ele trava um batalha que está quase perdida, ele é o advogado de defesa do jovem negro Donté Drumm.

Donté foi acusado de assassinar e estuprar sua colega Nicolle Yarber, uma jovem branca e bonita. Contudo ele se diz inocente, e seu advogado, Robbie Flak, e sua família, e a parte negra da cidade acreditam em sua inocência. O jovem rapaz foi condenado por provas totalmente questionáveis, sem um corpo, a evidência de uma confissão forçada, além de ter sido julgado por um júri totalmente branco e outros fatores que fariam qualquer tribunal reconsiderar a condenação.

Mas os anos se passaram, as apelações, investidas e batalhas travadas por Robbie não surtiram efeito, e Donté está a apenas 4 dias de ser levado a câmara da morte para a consumação de sua pena.

No entanto a 600 Km de Slone, no Kansas, cidade de Topeka, o reverendo Keith Schroeder recebe uma visita de um homem, Travis Boyette. Travis confessa com o ministro admitindo o assassinato de Nicola Yarber, e se dizendo disposto a salvar a vida de Donté Drumm. Contudo , Travis é um homem em condicional, pois tem um grande histórico de casos de estupro, e uma longa passagem por penitenciarias, portanto, um ministro e um ex-condenado com uma fixa questionável são a ultima esperança de Donté Drumm.

É sobre essa perspectiva que somos arremetidos a trama de John Grisham, um homem inocente prestes a ser morto, improváveis salvadores, uma cidade que está dividida, em polvorosa, a beira de um conflito, de um lado os negros, que acreditam na inocência de Drumm, do outros os brancos que esperam ansiosamente pela condenação.

John Grisham faz uma critica incisiva a pena de morte, e mostra as falhas do sistema, ele conduz a trama com a mesma qualidade das demais, cuidadosamente, e detalhadamente ele expõe os fatos.

O suspense em torno da tentativa de salvar Drumm acompanha o leitor por grande parte do livro, as investidas do ministro e do verdadeiro criminoso, e do advogado são uma corrida contra o tempo.

O autor constrói os personagens de forma primorosa, Keith é um homem de fé que esta disposto a arriscar sua estabilidade para salvar um homem inocente, Robbie, um advogado ruidoso, mas decidido e incansável. Boyette um tipinho detestável, desprovido de qualquer pudor.

Conflitos raciais, a explicitação das falhas da pena de morte, um contexto permeado de tensão são o palco de “A Confissão”, mais um excelente livro de John Grisham.  

Stay Connected With Free Updates
Subscribe via Email
You Might Also Like