myfreecopyright.com registered & protected

quinta-feira, 12 de abril de 2012

A Passagem (Justin Cronin)

, , , 0









Livro: A Passagem
Autor: Justin Cronin
Nº de páginas: 816
Editora: Sextante
Série/Saga:  -
Nota: 5/5
Skoob









O curioso sobre esse livro é que quando do seu lançamento eu pensava que se tratava de uma espécie de continuação do livro “A Cabana”, e culpo a capa o título por tal precipitação, mas depois de um tempo após ler uma resenha, descobri que eu estava redondamente equivocado, a obra trata de vampiros.

Mas aqui os vampiros são diferentes dos mais “badalados”, esses são primitivos, selvagens, mortíferos e exímios caçadores, a sede de sangue é imperativa.

Tudo começa com uma experiência levada a cabo pelas forças militares americanas, na qual 12 prisioneiros - condenados a morte - foram utilizados para testar um vírus que prometia resultados surpreendentes, e a possibilidades da criação de super soldados, possuidores de grande força, alta capacidade de regeneração dentre outros benefícios.

O intento da pesquisa foi completado quase em sua totalidade, eles conseguiram dotar as cobaias de super força, capacidade de regeneração, mas também a hipersensibilidade. 

Mas mesmo com todos esses atributos, os experimentos eram um tanto arredios, tendo que ser mantidos em cativeiros permanentemente, e sua alimentação regada a sangue.

Em meio a esses acontecimentos conheceremos o agente do FBI, Brad Wolgast, que foi incumbido de aliciar as cobaias para a experiência, e com os resultados nem tão apreciáveis obtidos com os prisioneiros, ele recebe a tarefa de trazer uma garota para receber o vírus, Amy, uma órfã de 6 anos.

No entanto Wolgast acaba se envolvendo com a garota, e tenta a qualquer custo impedir que Amy fosse utilizada para receber o vírus, e assim uma corrida se põem em ação para proteger a garota.

Mas as coisas saem do controle quando ocorre uma quebra de segurança na base secreta onde os experimentos estavam sendo encarcerados, e acabam escapando. A partir daí a humanidade não será mais a mesma.

- O que você quer dizer com mortos?  
- Mortos, falecidos, provavelmente aos pedaços. Pelo menos os que tiverem sorte. (...) – Você deveria ter visto, o modo como eles mergulharam das árvores. Como morcegos. Realmente deveríamos ter previsto que isso acabaria acontecendo.
                                                                                             
O verdadeiro apocalipse se instaura, e a humanidade terá pela frente um período de luta pela sobrevivência, e será necessária a organização de uma nova sociedade para sobreviver em um mundo infestado por terríveis criaturas.

Caos no Colorado

Estados das Montanhas Rochosas assolado por vírus assassino
Fronteiras fechadas
Surtos em Nebraska, Utah, Wyoming
Presidente coloca militares em alerta máximo e pede à nação que
Permaneça calma diante da “ameaça terrorista sem precedentes”
Essa é apenas uma pequena parte do que o livro reserva ao leitor, não me permito ir além para evitar spoiler, mas acredite, o autor reserva história das mais interessantes.

“A Passagem” é ficção-cientifica de primeira, Justin criou uma trama das mais complexas, com personagens igualmente complexos, e criaturas que são definitivamente incríveis.

A obra tem uma narrativa bem desenvolvida, em alguns casos, esse desenvolvimento torna a leitura lenta, mas no geral as 815 páginas fazem do livro uma leitura imperdível.

Os personagens são um show a parte, e estão em um número considerável, o que acaba por suscitar uma atenção especial do leitor para não se perder entre os personagens.

Wolgast é um homem que passa por um momento difícil, recentemente divorciado após a morte de sua filha, e emocionalmente abalado, ele vê em Amy uma chance de redenção.

Amy é um caso a parte, a menina de 6 anos tem uma infância das mais penosas, vivendo com uma mãe que tinha de se prostituir para sustenta-las, sem a presença de um pai e passando por situações embaraçosas ela é uma criança que cativa o leitor, obediente, inteligente, minha personagem predileta.

Esses são apenas dois atores da enormidade que compõem o livro, e há personagens para agradar a diferentes gostos.

Os vampiros são um detalhe a parte, detentores de toda selvageria que se pode imputar a esses seres, eles dão um toque todo especial a trama, espere sangue, cenas cheias de ação, e criaturas que são guiadas exclusivamente pela sede de sangue.

Justin criou uma trama singular, mesmo que em alguns momentos a leitura possa ser um pouco cansativa, o desenvolvimento da trama, os detalhes, a complexidade da história e dos personagens, fazem de “A Passagem” leitura mais que recomendada.

Se você é um leitor que gosta de ação, uma história bem desenvolvida e vampiros na sua  forma mais primitiva, esse é o seu livro. 

Stay Connected With Free Updates
Subscribe via Email
You Might Also Like