myfreecopyright.com registered & protected

quinta-feira, 29 de março de 2012

O Coração dos Heróis (David Malouf)

, 0










Livro: O Coração dos Heróis
Autor: David Malouf
Nº de páginas: 256
Editora: LeYa
Série/Saga: -
Nota: 2/5








A proposta do livro é interessantíssima, uma releitura da famosa história de Tróia, esse fato me deixou extremamente curioso e com boas expectativas para a leitura.

Mas devo dizer que o que eu encontrei foi muito diferente do que eu esperava...

Após o episódio em que Heitor, herdeiro de Tróia, mata Pátroclo, o amigo de Aquiles, as coisas tomam rumos obscuros. Cheio de ódio pelo que se abateu sobre seu grande amigo Pátroclo, Aquiles decide desafiar Heitor para um embate, e mesmo que este seja um reconhecido guerreiro troiano, a fama e destreza daquele se mostram mais eficazes e depois que Aquiles derrota Heitor, ele decide levar sua vingança a um novo patamar, depois de ultrajar o corpo do derrotado ele amarra ele em uma carruagem e durante onze dias arrasta o corpo de Heitor.

Vendo o corpo de seu filho sendo diariamente violado, Príamo, rei de Tróia, decide se abster do seu orgulho e veste a alma de pai, saindo em busca do corpo de seu amado filho.

A trama gira em torno disso, um pai em busca do corpo do filho, o autor reconta um episódio limitado da guerra de Tróia, haja vista que esses acontecimentos ocorreram depois de transcorridos 10 anos de guerra.

Acreditei que encontraria uma leitura capaz de transmitir toda a grandeza e eloquência do embate de gregos e troianos, mas não foi o que pensei. Helena, Agamenon, entre outros importantes atores desse pedaço de história não foram em nenhum momento citados e explorados.

Minha frustação pode ser explicada pelo simples fato de ter esperado demais da história e ter encontrado algo totalmente diferente do que vislumbrei.

- Há coisas – diz ele, quase num sussurro – de que,
depois que tocamos, depois que elas nos tocam, nunca
conseguimos nos livrar, por mais que nos esfreguemos,
por mais alto que os deuses nos elevem. Em nossas narinas,
o fedor ainda está lá, a velha fedentina.

A leitura da obra não é difícil, a narrativa tem até mesmo certo requinte, o autor sabe conduzir os acontecimentos.

Esse pequeno naco de história se constitui em alguns momentos de algo sem grandes atrativos, o que poderia tornar a leitura mais lenta, mas as letras grandes e bem espaçadas acabam por facilitar essa tarefa.

É um livro que dependendo do que o leitor espera pode ser interessante, e de qualquer forma o que melhor que tirar nossas próprias conclusões.


Stay Connected With Free Updates
Subscribe via Email
You Might Also Like