myfreecopyright.com registered & protected

segunda-feira, 2 de maio de 2011

A Guerra dos Tronos ( George R R Martin)

, , , , 8







O autor americano, George R R Martin, tem sido amplamente aclamado como o novo Tolkien, sua obra tem tido grande repercussão, se tornou uma série da HBO, e tem tido críticas muito positivas. Eu não poderia deixar de conferir essa obra que tem sido origem de resenhas entusiasmadas.


A Guerra dos Tronos é o primeiro volume da série As Crônicas de gelo e Fogo, que já conta com 4 livros publicados, sendo dois no Brasil.

Martin nos conta a história dos Sete reinos, de Westeros, desde a queda da família Targaryen, até a ascensão do atual rei Robert Baratheon, que com a ajuda de seu fiel amigo Eddard Stark, conseguiu tirar a déspota família real do trono.

Há uma grande expectativa nos sete reinos, pois o verão já dura 10 anos, e se diz que o inverno que esta por vir pode durar o mesmo período, o que é muito preocupante, as famílias estão inquietas, afinal como dizem os Stark, “o inverno esta chegando”, e para tal é importante consolidar as posições.

A trama é envolvida em teias de traições, interesses, adultérios, entre outras coisas nada lisonjeáveis. Duas famílias encabeçam a trama, os Stark e os Lannister.

A família Stark é uma das mais importantes do reino, outrora foram os reis do norte, atualmente são os protetores do norte. Eddard Stark é o senhor dessa família, um homem conhecido por sua honra, bravura, e seu censo de justiça, Ned como também é chamado, e pai de 5 filhos, Rob, o primogênito, Bran, Sansa, Arya e o bastardo Jon. 

Ned é amigo do rei, Robert Baratheon, e o antigo Mão do Rei faleceu, e Robert esta cercado de interesseiros, o cargo de Mão é de extrema importância, afinal é o braço direito do rei, sendo assim o senhor Stark é chamado para ocupar a posição do seu antigo amigo, que segundo suspeitas foi assassinado.

Eddard sabe que a corte é um lugar traiçoeiro, pois la é que o jogo de interesses ganha maiores proporções, e lá estão os Lannister, tida como a casa mais poderosa dos Sete Reinos e que a rainha, Cersei, é uma Lannister, além dos irmão da rainha Tyrion, um anão, e vergonha da família, e Jaime, O regicida, e Ned sabe o quanto eles aspiram ao trono

Mas o senhor Stark esta disposto a desvendar os segredos pelo qual seu velho amigo morreu, mas agora ele é a mão e isso também coloca em risco sua vida.

Quando Ned sai do norte em direção a corte ele leva consigo suas duas filhas, Arya, que não se caracteriza nem um pouco com a vida de dama, e Sansa que tudo tem para ser uma dama, seu filho bastardo Jon decide vestir o negro, isso quer dizer ir para a grande muralha, um lugar que guarda os sete reinos dos perigos que existem além da muralha.

Nesse jogo de poder temos o remanescente dos Targaryen, Daenerys (Dany) e seu irmão Vyseris, que a qualquer custo deseja reconquistar seu trono perdido, para tentar alcançar seu objetivo ele casa Dany com um rei Khal, Drogo, que lhe promete homens o suficiente para que ele recupere o trono dos Targaryen.

Os interesses se tornam mais evidentes, as famílias estão exaltadas, a corte está em alvoroço, “o inverno está chegando”, alianças estão sendo formadas, e todos querem mais poder. Tempos e criaturas tenebrosas estão à espreita.

Eu achei a A Guerra dos Tronos fascinante, o autor consegue criar uma trama envolvente, complexa e misteriosa, a estória deixa o autor com grande expectativa. Cada capítulo do livro é contado por um personagem diferente, assim conhecemos diferentes pontos de vista.

Tyrion é um dos meus personagens favoritos, despido de força, mas armado de perspicácia, um homem perigoso e astuto, mas Ned também é um personagem interessante que me chamou muita a atenção.

Martin não se prende a moldes, não pense que esse ou aquele personagem jamais irá cair ou morrer, ninguém, mas ninguém é tão importante para o autor, todo e qualquer personagem tem a cabeça na guilhotina e ele não hesita em liberar a lamina.

Surpreendentemente viciante, são quase 600 páginas de deleite, uma trama com poucos precedentes, uma fantasia e um épico de primeira linha. Não deixe de conhecer A Guerra dos Tronos.

Esse com certeza se tornou um dos meus livros preferidos, e a série tem tudo para ficar em pé de igualdade com a minha preferida.


Stay Connected With Free Updates
Subscribe via Email
You Might Also Like
JOIN THE DISCUSSION

8 comments

2 de maio de 2011 às 11:27

Amei esse livvro!!! =)

http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

Anônimo
2 de maio de 2011 às 20:32

O livro me pareceu interessante, pelo que disse você gostou, né? Eu já li um livro que era narrado por mais de um personagem, eu achei que foi um pouco confuso, mas vai de autor para autor, pode ser que este seja diferente, claro. Eu fico meio que assustado quando estou lendo e de repente um personagem morre! Em O Mestre dos Dragões Vermelhos também é assim, a autora não se apega aos personagens, os que ela acha que devem morrer morrem e deu. Isso é a vida real e a gente não tem muito disso em livro, acho bastante original. Nossa, 600 páginas! Deve assustar um pouquinho, se eu leio um livro mais grandinho eu acabo ficando meio sem vontade, não sei. Mas se é bom a gente nem percebe! :D Abraços,

@minha_estante - Minha Estante

2 de maio de 2011 às 20:52

Enfim, nunca li, mas parece ser legal. Só acho que comparar com Tolkien é muita... falta de bom senso!!
'-'

3 de maio de 2011 às 13:53

Aiiii quero muito ler esse livro , ainda mais agora que estreou a serie e eu não quero assistir antes de ler o livro =/ parabéns pela resenha Juaan , gostei muito!! Beeeeijos
Os livros de Clara

4 de maio de 2011 às 15:38

Nossa sua resenha ficou bem empolgante! Fazia já um tempo que eu queria ler esse livro. Comprei mês passado e não vejo a hora de poder lê-lo. Eu apostei grande nessa série, pois comprei os dois já que foram lançados aqui no Brasil, pois eu sou apaixonada por livros de fantasia, ainda mais que soube que existe uma boa influência de um dos meus autores preferidos - Tolkien.

Espero sinceramente conseguir ler até o final de julho, pois eu estou super curiosa.

Parabéns pela resenha mocinho!!!!

Beijinhos,

Ler e Almejar

4 de maio de 2011 às 17:44

Book Tour - Livro Beastly - http://oslivrosdeclara.blogspot.com/2011/05/book-tour-do-livro-beastly.html

4 de maio de 2011 às 21:22

mto lgl a resenha, gostei bastante!^^ ainda não estou em condições de comprar o livro mas vou começar a assistir a série entre essa semana e a outra! =]

--
hangover at 16

10 de maio de 2011 às 11:33

Ei Juan,

Adorei a resenha, todo mundo fala tanto desta série, eu comprei e até hoje não consegui tempo para ler aiai, ta na fila rs.

bjo